A minha primeira consulta com um novo paciente é um momento muito importante, pro qual me preparo com prazer.
Nesse contato inicial, além de passarmos por questões técnicas, priorizo a vinculação. Entendo que a busca por um profissional psiquiatra não é algo simples, pois além de sintomático, o paciente passa por desconfortos e objeções, logo, espero que minha acolhida sirva pra diminuir os impactos. Faço o possível pra que o paciente se sinta confortável, possa se expor em segurança e se sinta validado.
O primeiro encontro dá início a uma investigação aprofundada sobre o paciente.
O paciente é convidado a falar, em seu ritmo, daquilo que lhe incomoda. Às vezes faço intervenções, para ir mais a fundo nas queixas, usando algumas perguntas que direcionem o meu raciocínio.
Vamos falar sobre contexto psicossocial atual, história de vida, patologias clínicas, histórico familiar, hábitos e vícios, histórico de tratamentos prévios.
Por todos esses motivos, eu separo bastante tempo para esse primeiro contato.
Gosto de dividir com o novo paciente qual diagnóstico sindromico me veio à mente e o que precisaremos fazer pra investigar mais a fundo tal suspeita.
Por fim, vamos traçar um plano terapêutico. Um plano terapêutico personalizado envolve ou não prescrição e ajustes de medicações.
Em geral, combino um retorno sem novo custo dentro das 3 primeiras semanas, para monitorar a adaptação, para complementar a entrevista e/ou verificar os resultados de exames.
Gosto de brincar que, uma vez atendido por mim, o paciente que se vincula não é mais “paciente de rua”, ou seja, agora ele tem referência. Por que isso? Porque nem sempre o psiquiatra consegue acertar um esquema medicamentoso de uma vez, e do mesmo modo, é comum também não conseguir fechar um diagnóstico inequívoco numa primeira consulta. Mas, saber que terá alguém compromissado em ajudá-lo, que poderá ouvi-lo, tirar suas dúvidas, fazer ajustes etc, é muito mais útil do que um acerto de pronto.
Bom, isso é um pouco do que eu priorizo no contato inicial. Daí em diante, cada acompanhamento é personalizado em relação ao tempo de consulta e distância entre uma consulta e outra.