Compreenda como a síndrome da apneia do sono pode se mascarar dentro do contexto da psiquiatria

"Dra, tô sentindo muito cansaço durante o dia, fico procrastinando as tarefas e não consigo ler por mais de 10 minutos que logo perco o foco no meu texto... será que estou com depressão ou será que sou TDAH?”

É claro que esses três sintomas não são específicos de nenhuma doença em si e por si só não fechariam nenhum diagnóstico. Mas quis começar o texto com esse tipo de relato, que é super comum no consultório, para levantar a seguinte questão: o sono influencia a nossa saúde mental muito mais do que nós gostaríamos que fosse. Na verdade, nós andamos deixando muito de lado esse quesito importantíssimo. ( buscar ajuda psiquiátrica é mais comum do que se imagina)

No consultório, me deparo com algumas queixas que parecem estranhas ao conjunto de sinais e sintomas que o paciente me relata, meio que um “estranho no ninho”, e percebo aos poucos que essas queixas podem estar relacionadas a noites mal dormidas. Também é comum que eu trate e o paciente melhore bastante de seus sintomas depressivos ou ansiosos, mas algumas queixas ainda permanecem a despeito disso (como por exemplo as queixas de atenção, memória, velocidade de raciocínio, irritabilidade, indisposição matutina e sonolência diurna) e, não raramente, também se relacionam a noites mal dormidas. ( entenda a importância de uma primeira consulta psiquiátrica)

Há vários motivos pelos quais alguém pode dormir mal, e alguns desses motivos podem realmente ser parte de uma doença, não só algo corriqueiro. Dentre os transtornos relacionados ao sono, hoje quero dar foco à apneia obstrutiva do sono (SAOS), um distúrbio ventilatório do sono.

Homem dormindo com a boca aberta, mostrando sintomas de apneia do sono

Seguem algumas das queixas que me fazem pensar que alguém pode ter SAOS e ainda não saber:

1. Sonolência diurna excessiva: Pacientes que relatam cansaço extremo e dificuldade de se manterem acordados naqueles momentos mais calmos durante o dia, ainda que tenham tido uma noite aparentemente completa de sono. Esse sintoma pode ser confundido com depressão, transtorno de fadiga crônica, hipovitaminose etc.

Jovem adormecida em sua mesa de estudo, cercada por livros, ilustrando sonolência diurna excessiva

2. Dificuldades de concentração e memória: Problemas persistentes de memória e atenção podem ser sinais de um sono inadequado por muito tempo. Esses sintomas podem ser confundidos com transtornos como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou transtornos de ansiedade. Repare que, se não dormimos bem, aquela parte do sono profundo fica deficitária e ela é responsável pelo descanso, pelo processamento e armazenamento de informações, e é por isso que os sintomas aparecem.

Mulher concentrada em frente a um laptop, com as mãos na cabeça, demonstrando dificuldade de concentração e memória

3. Irritabilidade e alterações de humor: Alterações de humor, incluindo irritabilidade, depressão e ansiedade, são comuns em indivíduos com apneia do sono. Esses sintomas podem se confundir ou piorar diagnósticos de transtornos de humor, como depressão maior ou transtorno bipolar.

Duas mãos segurando rostos desenhados, um triste e um feliz, representando variações emocionai

4. Insônia ou sono não reparador: Relatos de insônia ou sensação de não ter um sono reparador, mesmo após um tempo suficiente na cama, podem indicar um problema respiratório durante o sono. Esses sintomas podem ser confundidos com transtornos de insônia primária ou transtornos de ansiedade.

Mulher cansada com a cabeça apoiada na mão, ilustrando cansaço e fadiga

5. Cefaleia (dor de cabeça) matinal: Acordar frequentemente com dor de cabeça é um sintoma comum de apneia do sono, resultante da menor oxigenação do cérebro durante a noite. Esse sintoma pode ser confundido com enxaqueca crônica ou cefaleia tensional.

Mulher com as mãos na cabeça, demonstrando sinais de enxaqueca ou dor de cabeça

6. Despertares frequentes durante a noite: Pacientes que relatam acordar várias vezes à noite, muitas vezes com a sensação de falta de ar ou engasgos respiratórios, devem ser investigados para distúrbios do sono. Esse padrão pode ser confundido com transtornos de insônia ou pânico.

Mulher deitada na cama com as mãos no rosto, representando despertares frequentes durante a noite

7. Ronco alto e pausas respiratórias observadas por terceiros: Embora nem todos os pacientes relatem espontaneamente o ronco, é comum que cônjuges ou familiares notem roncos altos e pausas respiratórias durante o sono. Esses relatos são importantes para a avaliação de distúrbios do sono.

Mulher incomodada pelo ronco alto de seu parceiro ao lado, representando ronco e pausas respiratórias

Como podem ver, esses sintomas de apneia do sono podem se confundir com vários transtornos psiquiátricos, levando a diagnósticos errôneos e/ou atraso nos tratamentos adequados, é por isso que, como psiquiatra, preciso me interessar muito pelas queixas do paciente e ir a fundo quando necessário. É fundamental que o psiquiatra considere a possibilidade de um distúrbio do sono ao avaliar pacientes com esses sintomas acima.

Além de uma boa anamnese e algumas escalas de sonolência, encaminhar o paciente para uma polissonografia (estudo do sono) pode ser necessário para confirmar o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono e iniciar o tratamento adequado. Temos mais de um tipo de exame de polissonografia e vários tipos de causa de apneia do sono.

Paciente realizando polissonografia, com equipamentos específicos, durante uma consulta médica para diagnóstico de apneia do sono

Bom, espero que esses relatos ajudem você a abrir sua visão sobre seu sono e seus sintomas. Não deixe o ronco e a apneia atrapalharem mais a sua vida.

Mulher usando dispositivo de CPAP, mostrando a importância do tratamento para apneia do sono para evitar diagnósticos errôneos de transtornos psiquiátricos
  • Bem-estar Materno
  • Cuidados Pós-Parto
  • Depressão Pós-Parto
  • gravidez
  • psiquiatra Brasília
  • psiquiatra de mulheres
  • Psiquiatria
  • psiquiatria na gestação
  • psiquiatria na gestação mulher
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Mental
  • Transtorno Mental
  • transtornos emocionais
  • Tratamentos Psiquiátricos
    •   Back
    • Transtorno bipolar
    • Depressão
    • ansiedade
    •   Back
    • saúde mental da mulher
Veja mais

Fim do conteúdo