É claro que esses três sintomas não são específicos de nenhuma doença em si e por si só não fechariam nenhum diagnóstico. Mas quis começar o texto com esse tipo de relato, que é super comum no consultório, para levantar a seguinte questão: o sono influencia a nossa saúde mental muito mais do que nós gostaríamos que fosse. Na verdade, nós andamos deixando muito de lado esse quesito importantíssimo. ( buscar ajuda psiquiátrica é mais comum do que se imagina)
No consultório, me deparo com algumas queixas que parecem estranhas ao conjunto de sinais e sintomas que o paciente me relata, meio que um “estranho no ninho”, e percebo aos poucos que essas queixas podem estar relacionadas a noites mal dormidas. Também é comum que eu trate e o paciente melhore bastante de seus sintomas depressivos ou ansiosos, mas algumas queixas ainda permanecem a despeito disso (como por exemplo as queixas de atenção, memória, velocidade de raciocínio, irritabilidade, indisposição matutina e sonolência diurna) e, não raramente, também se relacionam a noites mal dormidas. ( entenda a importância de uma primeira consulta psiquiátrica)
Há vários motivos pelos quais alguém pode dormir mal, e alguns desses motivos podem realmente ser parte de uma doença, não só algo corriqueiro. Dentre os transtornos relacionados ao sono, hoje quero dar foco à apneia obstrutiva do sono (SAOS), um distúrbio ventilatório do sono.
Seguem algumas das queixas que me fazem pensar que alguém pode ter SAOS e ainda não saber:
Como podem ver, esses sintomas de apneia do sono podem se confundir com vários transtornos psiquiátricos, levando a diagnósticos errôneos e/ou atraso nos tratamentos adequados, é por isso que, como psiquiatra, preciso me interessar muito pelas queixas do paciente e ir a fundo quando necessário. É fundamental que o psiquiatra considere a possibilidade de um distúrbio do sono ao avaliar pacientes com esses sintomas acima.
Além de uma boa anamnese e algumas escalas de sonolência, encaminhar o paciente para uma polissonografia (estudo do sono) pode ser necessário para confirmar o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono e iniciar o tratamento adequado. Temos mais de um tipo de exame de polissonografia e vários tipos de causa de apneia do sono.
Bom, espero que esses relatos ajudem você a abrir sua visão sobre seu sono e seus sintomas. Não deixe o ronco e a apneia atrapalharem mais a sua vida.